Caros profissionais de museus e instituições culturais,
Gostaria de lembra-los de nosso encontro nessa terça-feira, dia 19 de abril de 2011 no Museu do IMIP; ás 14 horas. O Museu do IMIP funciona na Rua dos Coelhos, 300, Boa Vista (Recife). O telefone de lá é 3322-5696 e a nossa anfitriã será a coordenadora do espaço Mariana Dantas.
Segundo Mariana Dantas, “o Museu do IMIP apresenta uma parcela significativa da história da medicina na cidade do Recife, do complexo hospitalar IMIP e da vida do médico e professor Fernando Figueira através de um acervo comprometido com o desenvolvimento de ações educativas e pesquisas sobre tais conteúdos. O Museu conta com uma ação educativa destinada às escolas e ao público espontâneo, oferecendo o acompanhamento de um mediador/educador. No museu também está disponível um terminal onde as pessoas poderão obter informações sobre todos os serviços oferecidos, com a localização e horário de atendimento.
A exposição IMIP: uma idéia, um caminho, uma história... divide o museu em duas salas:
A Sala IMIP guarda a narrativa da criação e do desenvolvimento do complexo hospitalar IMIP, a partir dos anos 60. O espaço é composto do mobiliário da antiga farmácia do Hospital Pedro II e das coleções dos objetos usados no atendimento à saúde, documentos históricos, prêmios, publicações e ainda dispõe de 14 painéis que reproduzem documentos, fotografias, estrutura administrativa, doações e das biografias de importantes profissionais da instituição que, ao lado do Dr. Fernando Figueira, foram os responsáveis pelos primeiros passos do então Instituto Materno Infantil de Pernambuco.
A Sala Fernando Figueira revela a vida do fundador do IMIP como médico, professor catedrático na Universidade Federal de Pernambuco, homem público, marido e pai. Este resgate se configura na apresentação de uma extensa cronologia e de um acervo composto por objetos pessoais, títulos e premiações, fotografias, documentos, depoimentos e vídeos”.
Lá apresentaremos também a atual situação do projeto para o III ENREM (Encontro Nacional da Rede de Educadores em Museus) e dividiremos a ação. Temos uma equipe principal de produção que teve algumas eventuais conversas, mas que começa a marcar um calendário de reuniões. Houveram outros educadores que também estavam interessados na construção desse projeto de encontro; ainda estão? (Entrem em contato comigo).
Além de conhecer esse novo museu na cidade e conversarmos um pouco sobre o III ENREM, apresentaremos de forma sucinta sobre a ideia surgida na última reunião do Fórum de Museus sobre a REMic ajuda-los na formação da equipe que trabalhará na 9ª. semana de Museus, em maio.
O que devemos focar nessa formação? O que deve ser importante?
Aguardo a presença especial de cada um de vocês que acreditam numa formação continuada acerca da Educação em Museus.
Abraços,
Anderson Pinheiro
Articulador da REMic-PE
http://rem-pe.blogspot.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário