terça-feira, 26 de abril de 2011

CONFIRMANDO XVII Encontro da Rede de Educadores em Museus - Museu do IMIP - 03 de Maio

Caros profissionais de museus e instituições culturais, pesquisadores e interessados,

Venho através desse e-mail informar, após receber e-mails calorosos e atenciosos, que nossa próxima reunião será mesmo no dia 03 de maio de 2011, às 14 horas, no Museu do IMIP.

Lá apresentaremos também a atual situação do projeto para o III ENREM (Encontro Nacional da Rede de Educadores em Museus) e dividiremos a ação. Temos uma equipe principal de produção que teve algumas eventuais conversas, mas que começa a marcar um calendário de reuniões. Houveram outros educadores que também estavam interessados na construção desse projeto de encontro; ainda estão? (Entrem em contato comigo).

Além de conhecer esse novo museu na cidade e conversarmos um pouco sobre o III ENREM, apresentaremos de forma sucinta sobre a ideia surgida na última reunião do Fórum de Museus sobre a REMic ajudá-los na formação da equipe que trabalhará na 9ª. semana de Museus, em maio.

O foco, portanto, é discutir sobre o modelo de formação de mediadores culturais, de modo que possam ajudar o Fórum dos Museus na 9ª. Semana de Museus.
Deverá ser uma formação rápida para a equipe que estará nos ônibus do circuito realizando a recepção desse público [e já discutimos um pouco na última reunião como a recepção das pessoas é importante para garantir o retorno]. O que é importante saber e transmitir a esse público? Por que você acredita ser importante? Como articular o conhecimento entre os espaços? Você acredita que o discurso aplicado está focado na retorno desse visitante? De que modo?

Durante alguns anos já ouvimos, ou fizemos, reclamações sobre essa equipe que acompanha o público nos ônibus e nos espaços do circuito como, algumas vezes, possuem informações incoerentes. Como podemos ajudar para que isso não ocorra?


Precisamos também da ajuda de vocês para fazer um Mapeamento de Educadores em Museus e Instituições Culturais em Pernambuco. Cada coordenador ou responsável pelo setor educativo da instituição, por favor, poderia enviar-me um e-mail através do endereço eletrônico remicpernambuco@ymail.com para que seja enviado um formulário simples a ser preenchido pela sua equipe, independente de ser fixa ou temporária. Posso recolher o material indo até no local de origem ou recebendo-os pelo e-mail.

Saibam que vocês podem se conectar à REMic através desse perfil do faceboook (http://pt-br.facebook.com/people/Remic-Pernambuco/100002334787495) ou do twitter (http://twitter.com/#!/REMicPE). Podem se informar sobre nossas reuniões no blog (http://rem-pe.blogspot.com/) ou enviar um e-mail particular (remicpernambuco@ymail.com).

Aguardo a presença especial de cada um de vocês que acreditam numa formação continuada acerca da Educação em Museus.
Abraços a todos!
Anderson Pinheiro
Arte educador
Articulador da REMic-PE
http://rem-pe.blogspot.com/


SOBRE O MUSEU IMIP

O Museu do IMIP funciona na Rua dos Coelhos, 300, Boa Vista (Recife). O telefone de lá é 3322-5696 e a nossa anfitriã será a coordenadora do espaço Mariana Dantas.

Segundo Mariana Dantas, “o Museu do IMIP apresenta uma parcela significativa da história da medicina na cidade do Recife, do complexo hospitalar IMIP e da vida do médico e professor Fernando Figueira através de um acervo comprometido com o desenvolvimento de ações educativas e pesquisas sobre tais conteúdos. O Museu conta com uma ação educativa destinada às escolas e ao público espontâneo, oferecendo o acompanhamento de um mediador/educador. No museu também está disponível um terminal onde as pessoas poderão obter informações sobre todos os serviços oferecidos, com a localização e horário de atendimento.

A exposição IMIP: uma idéia, um caminho, uma história... divide o museu em duas salas:

A Sala IMIP guarda a narrativa da criação e do desenvolvimento do complexo hospitalar IMIP, a partir dos anos 60. O espaço é composto do mobiliário da antiga farmácia do Hospital Pedro II e das coleções dos objetos usados no atendimento à saúde, documentos históricos, prêmios, publicações e ainda dispõe de 14 painéis que reproduzem documentos, fotografias, estrutura administrativa, doações e das biografias de importantes profissionais da instituição que, ao lado do Dr. Fernando Figueira, foram os responsáveis pelos primeiros passos do então Instituto Materno Infantil de Pernambuco.

A Sala Fernando Figueira revela a vida do fundador do IMIP como médico, professor catedrático na Universidade Federal de Pernambuco, homem público, marido e pai. Este resgate se configura na apresentação de uma extensa cronologia e de um acervo composto por objetos pessoais, títulos e premiações, fotografias, documentos, depoimentos e vídeos”.

Nenhum comentário:

Associado ao REM-RJ

Associe-se aqui à REMic e receba notícias por email

Assinar remic_pe

Desenvolvido por br.groups.yahoo.com

Translate