domingo, 17 de outubro de 2010

XXIV Encontro da REMic-PE - Museu da Abolição

Caros profissionais de museus e instituições culturais,

Venho por meio desse email informar sobre nossa próxima reunião, o XXIV Encontro da Rede de Educadores em Museus, que será no dia 24 de setembro de 2010, das 9h30 às 12h, no Museu da Abolição [Rua Benfica, 1150, Madalena, Recife-PE] onde pretendemos discutir, coletivamente, algumas ideias em torno da Ação Educativa em Museus: para que? Para quem? Por quem?

Conforme nossa última reunião, no Instituto Ricardo Brennand, onde discutimos a Profissionalização do Educador em Museus, seguiremos em reuniões que possam montar coletivamente os tópicos do III Encontro Nacional da REM que irá acontecer em 2011, aqui em Recife. Foi pensado que o tema geral, provocativo e reflexivo, poderia ser: “Para trabalhar em espaço cultural tem que gostar de cultura?” E a partir desse tema faríamos tópicos diversos.

No encontro anterior conversamos sobre os alguns tópicos: 1-Articulações entre os diversos setores do museus (segurança, limpeza, atendimento, educação, museologia, restauração, etc.) que muitas vezes são considerados os “públicos invisíveis”; 2- Criação de projeto e/ou edital de ação educativa que busque consolidar a profissionalização do educador, ou melhor, a busca pela equipe fixa; 3- A discussão sobre a educação patrimonial através da análise das relações entre instituições culturais e professores; 4- Construção e análise do material propositor de mediação (seja o de apoio à mediação quanto os textos de paredes e/ou folders, por exemplo).
Outra questão surgida foi a possível utilização da linguagem do vídeo. Tomando uma das ideias de uma educadora presente, e tendo um dos representantes da Fundarpe como apoiador, pensamos em criar vídeos curtos (aprox. 5min) que apresentasse o lugar (instituição cultural) e um pouco do seu trabalho educativo para ser apresentado numa mesa no cinema São Luiz. Tenho um modelo para apresentar num dos próximos encontros.
Foi conversado, também, sobre um modelo diferente de comunicação oral, que em vez de um ou mais tardes reservadas para a fala dos pesquisadores e etc., faríamos uma articulação onde cada tema fosse comunicado em uma instituição diferente da cidade. Isso faria com que tivéssemos duas ações paralelas acontecendo no evento e ao mesmo tempo permitisse que os visitantes conhecessem os trabalhos educativos in loco e encontrassem relações com as comunicações orais apresentadas permitindo uma discussão mais rica.

Por enquanto são projetos e ideias.

Sendo assim, nessa sexta teremos a presença de alguns educadores que estiveram no início da construção/manutenção de setores educativos em determinadas instituições locais. Eles irão partilhar suas experiências de modo que possamos construirmos novos roteiros de ações para o III ENREM 2010. Para isso voltamos à instituição que primeiro abrigou uma reunião da REMic, em 18 de julho de 2008, e que está passando por uma reestruturação para a construção de seu acervo e de sua memória (http://www.forumdosmuseusdepernambuco.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=59:museu-da-abolicao&catid=36:guiamuseus&Itemid=61). Logo, cabe-nos a pensar sobre que tipo de educação é possível ser feita em museus com o que nos abriga e como os educadores em museus podem colaborar para concretizar essa prática.
Conto a presença de todos!

Abraços e até logo,

Prof. Anderson Pinheiro
Arte/Educador

Articulador Rede de Educadores em Museus - PE
[http://www.rem-pe.blogspot.com/]
[www.dialogosentrearteepublico.blogspot.com]

"Não importa se teremos tempo suficiente para ver mudadas as coisas e pessoas pelas quais lutamos, mas sim que façamos a nossa parte de modo que tudo se transforme ao seu tempo."

Nenhum comentário:

Associado ao REM-RJ

Associe-se aqui à REMic e receba notícias por email

Assinar remic_pe

Desenvolvido por br.groups.yahoo.com

Translate