Caros profissionais de muuseus e instituições culturais,
Não tem outra forma de começar essa mensagem sem dizer para todos o quanto foi incrível o encontro na Oficina Francisco Brennand.
Mas, vamos ao princípio. Esse encontro, que aconteceu na Oficina Francisco Brennand, iniciou com uma lembrança dos encontros do ano de 2008. Logo depois a equipe da Oficina entrou em ação.
A conversa começou com Regina Batista, aliás , a equipe de lá, coordenada pela museóloga Regina Batista e pela arte/educadora Vitória Amaral, fez um cronograma de atividades muito belo, que foi entregue a cada participante, além do texto que enviei por e-mail, inclusive o ressumo sobre o Estatuto de Museus, (que todos nós recebemos por email) que incluia um apresentação sobre o ICOM (http://www.icom.org.br/) e o CECA (Comitê de Educação e Ação Cultural, http://ceca.icom.museum/), além das diferenças de memorial, museu, instituição cultural, fundação etc. Foi esclarecido até a existência das Casas de Cultura, que aparentemente é algo que só existe na América Latina. Estou enviando para vocês o código de ética do ICOM. Vale a pena conhecer. Foi falado também sobre o Portal Ibermuseus (http://www.ibermuseus.serpro.gov.br/), sobre seu programa, e sobre o Observatório de Museus (http://www.museus.gov.br/observatorio.htm), vale a pena dar uma conferida.
A discussão foi muito bacana e os roteiros/percurssos de mediação apresentado s pelo setor educativo - criados dentro do projeto aprovado pela Petrobrás, Projeto de Formação Continuada de Arte/Educadores, alunos aprendizes e mnitores de museus no conhecimento da obra do artista Francisco Brennand - para receber o público naquele espaço são super interessantes; na verdade foi um show a parte. Havia temas que dialogavam mitologia com imaginário, ecologia, história, filosofia, literatura, muralismo, mulher (trágica x matriz x sexual), origem etc.
Também foi doado o caderno 3 do livro Museologia - roteiros práticos, denominado educação em Museus. Conforme solicitado, o material foi scaneado para que todos possam ler e trocar idéias nessa nossa biblioteca virtual.
Foi doado, também, dois livros sobre Educação Patrimonial pela Evelina Grunberg, que nos irá receber em março no Museu da Abolição para uma conversa sobre Educação Patrimonial, além de fazer uma ativiidade coonosco, se mantivermos o cronograma. Qualquer alteração vocês serão avisados.
Lamento que a chuva e os trovões tenham atrapalhado a vinda de outros colegas nossos. Mas, aguardo a todos, e mais um, no próximo encontro (que foi antecipado uma semana devido ao carnaval) que será no dia 13 de fevereiro no Memorial Luiz Gonzaga, sugestão feita por nossa parceira Lêda que nos receberá para um manhã de discussão e conhecimento sobre esse memorial. Recado: Núcleo do Pátio de São Pedro vamos usar esse encontro para conversar sobre um melhor entrosamento desse grupo?
Depois voltamos com mais informação e material.
Anderson Pinheiro
Gleyce Heitor
Articuladores da Rede de Educadores de Museus - PE
Nenhum comentário:
Postar um comentário