quarta-feira, 27 de agosto de 2008

II Encontro da Rede de Educadores de Museus de Pernambuco

Caros Educadores e profissionais de Museus,

É uma lástima que precisemos adiar mais uma vez o nosso encontro. Mas a culpa é minha. E sou eu que começo me desculpando. Tínhamos uma reunião marcada há três semanas atrás e eu não tinha como participar. Nem eu, nem Gleyce.E começamos a adiar.

Só estava esperando a resposta de cada um dos integrantes, e obtive da maioria. Só não obtive o parecer real de Gabriela Severien e Simone Reis (Museu da Cidade do Recife) que já tinham se posicionado como possível a presença na sexta-feira. Por respeito, ia manter a data; mas para acontecer uma reunião com cinco, seis pessoas, não é possível. Não é bem essa a idéia de uma rede. Nós seis poderemos opinar, discutir. Mas não poderemos montar um estatuto para todo o
grupo, afinal seríamos (hipoteticamente) seis. É preciso a presença da maioria.

É importante que montemos o nosso estatuto para podermos nos configurarmos como REDE. Antes das trocas de experiências, antes dos estudos de público. É preciso termos um documento que possua todas as idéias de processos, com temas e datas rigidamente organizadas para que possamos partir para uma ação mais efetiva.

Precisamos ter, desde já, um calendário fixo para nossos encontros mensais.

Em Recife sempre há uma sensação que as ações acontecem no mesmo momento. Dessa vez, não é apenas uma sensação. HÁ muitos eventos acontecendo nessa manhã do dia 29. E devemos ficar muito felizes com isso. Só não precisava ser no mesmo dia e horário.

A apresentação de Carolina Ruoso é muito interessante e válida para a troca de idéias com o grupo. A conferência de Joana está dentro do discurso do grupo. O curso que Henrique e Alexandre vão fazer é de grande ajuda para o grupo também. Entre tantas outras ações. Todos
esses atos só vêm a colaborar, em vez de enfraquecer. Pensemos assim.

Essa articulação é para a existência de uma REDE DE EDUCADORES DE MUSEUS. Terminologia emprestada do grupo do Rio de Janeiro, que existe desde 2003 a partir da iniciativa de Marcelle Pereira. Para isso precisamos cadastrar e motivar a participação não só dos coordenadores de cada uma das instituições, mas também dos seus educadores, também chamados de mediadores ou monitores. Seja de que área forem: Artes, História, Geografia, Turismo, Pedagogia, etc...

Para isso ser possível seria preciso a liberação dos educadores para participar dos encontros, o que será uma vez por mês. E peço as instituições que o façam. Nem que eu e Gleyce vá de porta em porta dos museus fazer esse convite e apelo.

Para que isso aconteça, poderemos manter nossos encontros nas sextas-feiras de manhã. Ou poderemos passar para os sábados de manhã. Ou poderemos nos encontrar nas segundas-feiras, pela manhã, dia que as instituições estão fechadas para reuniões (o que creio ser um dia ótimo!). Por que não fazer suas reuniões uma vez por mês no encontro do REM?

Nacionalmente o REM tenta se fortalecer enquanto grupo, e conseguindo isso será possível ocasionar o encontro nacional da REM em setembro do ano que vem (2009). A informação que dei antes, sobre o encontro de outubro era equivocada. Em outubro acontecerá o Encontro Arte/Educação como Mediação no Rio de Janeiro, de 23 a 26, no CCBB.

Por favor, repassem essas mensagens a todos o educadores de museus de Recife e região metropolitana que vocês tiverem em seus bancos de dados. Vamos nos encontrar no dia 05 de setembro, às 9h30 em local a ser disponibilizado. Algum local se habilita?

Abraços cordiais,

Anderson Pinheiro
Gleyce Kelly Heitor
Articuladores do REM-PE

Nenhum comentário:

Associado ao REM-RJ

Associe-se aqui à REMic e receba notícias por email

Assinar remic_pe

Desenvolvido por br.groups.yahoo.com

Translate