quarta-feira, 1 de julho de 2009

MEMÓRIA DO XI ENCONTRO DA REMIC – MUSEU MURILLO LA GRECA

Nosso último encontro que aconteceu no Museu Murillo La Greca, das 9hs às 12hs teve como mote a discussão acerca das práticas de mediação dentro e fora de espaços expositivos.

Sabemos que existem algumas tipologias educacionais de mediação tradicionais que tratam do diálogo com o público, como as visitas “conto”, “descoberta”, “dialógica”, “conferência” entre outras tantas, com tantas variações de nomes e metodologias. Porém, temos percebido a inserção, nos museus de arte, a prática que é comum em museus de história: a prática teatralizada/dramatizada/performática. Ação essa já observada, inclusiva, aqui no Recife no MAMAM através da coordenação da artista/educadora Tereza Neuma.

O Museu Murillo La Greca, através de sua antiga coordenadora educativa, a arte/educadora Cristiane Mabel, junto com sua equipe de educadores de museus recebeu os integrantes da REMic para apresentar em primeiro tópico as ações no Núcleo de Arte/Educação (NAE) sobre suas atividades, pesquisas e experimentações metodológicas.
E em segundo tópico, sobre as tipologias de mediação adotadas na instituição, tais quais, mediação interativa, teatralizada/dramatizada, dialógica, com oficina e específica. Nosso foco de conversa manteve-se na visita denominada teatralizada/dramatizada que a meu ver parece uma dramatizada interativa. Expliquemos.

A visita teatralizada/dramatizada parte da encenação dos personagens/artistas feita pelos educadores de museus que dialogam entre si e com o público a história de vida e trajetória poética do artista em questão exposto. A resposta do público (sempre escolar, marcado e com os responsáveis cientes desse tipo de visitação) pode direcionar e causar novos caminhos na mediação que o inicialmente planejado, sem por isso alterar o real histórico do artista e do produto artístico exposto.

Esse tópico foi bem discutido quanto à nomenclatura e procedimento da visita. Não fechamos uma idéia e sim abrimos outros horizontes.

A discussão foi tão boa que marcamos nossa próxima reunião na Torre Malakoff, às 9hs, tendo a mestranda em Antropologia Nicole Cosh como nossa convidada.
Abraços a todos e até a próxima,

Anderson Pinheiro
Gleyce Heitor
Articuladores da Rede de educadores de museus e instituições culturais
REMic-PE

Nenhum comentário:

Associado ao REM-RJ

Associe-se aqui à REMic e receba notícias por email

Assinar remic_pe

Desenvolvido por br.groups.yahoo.com

Translate